segunda-feira, 11 de abril de 2011

FACTORES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM


















No dia 23 e 24 de Março o formador Fernando Moura iniciou o módulo "Factores e Processos de Aprendizagem".

A aprendizagem é a capacidade de que quotidianamente necessitamos para responder adequadamente às diferentes solicitações e desafios que se nos colocam na nossa interacção com o meio.
  • a aprendizagem tem um carácter pessoal;
  • a aprendizagem não se vê em si mesma, mas apenas nos seus efeitos, ou seja, nas modificações que opera no comportamento exterior, observável do sujeito;
  • a contrapartida exterior da aprendizagem, traduz-se em acções que o sujeito não era capaz de realizar antes, e que passa a conseguir depois do período de aprendizagem;
  • é através das manifestações exteriores que se vê se o sujeito aprendeu, mas estas só se revelam se no interior do sujeito tiver ocorrido um processo de transformação e mudança.
Teorias da Aprendizagem

Teorias comportamentais
  • Preocuparam-se essencialmente com a operacionalização dos objectivos e com as metodologias de ensino.
  • Todo o comportamento pode ser aprendido.
  • A aprendizagem resulta na modificação observável e mensurável do comportamento do sujeito, produzido pela acção educativa.
Teorias Cognitivistas
  • Preocuparam-se sobretudo em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do sujeito, as suas experiências anteriores e as sua motivações.
  • A aprendizagem é um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação.
  • É essencial conhecer os processos cognitivos que possibilitam estas operações e as condições contextuais que as facilitam.
Teorias Humanistas
  • Preocuparam-se essencialmente em criar um clima de aprendizagem, baseado nas relações empáticas, que conduzisse ao desenvolvimento integral da pessoa humana.
  • A aprendizagem é essencialmente um processo de descoberta do significado pessoal do conhecimento.
Domínios da Aprendizagem
  • domínio psicomotor (saber–fazer) - domínio das actividades motoras ou manipulativas. Conduzem ao desenvolvimento e aplicação das actividades motoras;
  • domínio cognitivo (saber-saber) - domínio da actividade mental ou intelectual. Diz respeito à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas;
  • domínio afectivo (saber-estar/ser/atitudes) - domínio dos fenómenos da sensibilidade; envolvem interesses, atitudes e valores.

Sem comentários:

Enviar um comentário