No dia 23 e 24 de Março o formador Fernando Moura iniciou o módulo "Factores e Processos de Aprendizagem".
A aprendizagem é a capacidade de que quotidianamente necessitamos para responder adequadamente às diferentes solicitações e desafios que se nos colocam na nossa interacção com o meio.
- a aprendizagem tem um carácter pessoal;
- a aprendizagem não se vê em si mesma, mas apenas nos seus efeitos, ou seja, nas modificações que opera no comportamento exterior, observável do sujeito;
- a contrapartida exterior da aprendizagem, traduz-se em acções que o sujeito não era capaz de realizar antes, e que passa a conseguir depois do período de aprendizagem;
- é através das manifestações exteriores que se vê se o sujeito aprendeu, mas estas só se revelam se no interior do sujeito tiver ocorrido um processo de transformação e mudança.
Teorias comportamentais
- Preocuparam-se essencialmente com a operacionalização dos objectivos e com as metodologias de ensino.
- Todo o comportamento pode ser aprendido.
- A aprendizagem resulta na modificação observável e mensurável do comportamento do sujeito, produzido pela acção educativa.
- Preocuparam-se sobretudo em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do sujeito, as suas experiências anteriores e as sua motivações.
- A aprendizagem é um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação.
- É essencial conhecer os processos cognitivos que possibilitam estas operações e as condições contextuais que as facilitam.
- Preocuparam-se essencialmente em criar um clima de aprendizagem, baseado nas relações empáticas, que conduzisse ao desenvolvimento integral da pessoa humana.
- A aprendizagem é essencialmente um processo de descoberta do significado pessoal do conhecimento.
- domínio psicomotor (saber–fazer) - domínio das actividades motoras ou manipulativas. Conduzem ao desenvolvimento e aplicação das actividades motoras;
- domínio cognitivo (saber-saber) - domínio da actividade mental ou intelectual. Diz respeito à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas;
- domínio afectivo (saber-estar/ser/atitudes) - domínio dos fenómenos da sensibilidade; envolvem interesses, atitudes e valores.
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