domingo, 17 de abril de 2011

COMUNICAÇÃO E ANIMAÇÃO DE GRUPOS


O módulo de Comunicação e Animação de Grupos decorreu nos dias 29, 30 e 31 de Março, sendo fornecido pela formadora Liliane Oliveira.

A comunicação interpessoal é o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam num processo de interacção.


A comunicação interpessoal, pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento.

O processo de comunicação acontece, quando duas pessoas interagem reciprocamente, colocando-se uma no lugar da outra. A interacção envolve, pois, uma incorporação de papéis recíproca, e uma empatia mútua de habilidades.

Os objectivos da interacção são: um interligar-se com o outro, a completa habilidade de antecipar, prever e comportar-se de acordo com as necessidades recíprocas de um e de outro.


Dinâmica de Grupos
Um GRUPO é um conjunto de pessoas unidas por objectivos e características comuns.

A DINÂMICA é o conjunto das interacções entre todos os elementos que constituem o grupo.

As Dinâmicas de Grupo são um processo privilegiado de abordagem às vivências do Grupo. A utilização de Actividades e Dinâmicas de Grupo devem ser praticadas de forma construtiva e integrada e não como peças soltas para o preenchimento de espaços vazios. Postas em prática com um objetivo, eficácia e entusiasmo, despertam sempre um grande interesse e podem transformar-se no ponto de partida para o desenvolvimento de um conjunto de outras atividades.





Sem comentários:

Enviar um comentário